top of page
MODULAÇÃO HORMONAL

O QUE É MODULAÇÃO HORMONAL

A modulação hormonal é uma terapia que busca ajustar os níveis hormonais no organismo para promover um equilíbrio que promova a saúde e o bem-estar. A modulação hormonal é importante porque as hormonas tendem a diminuir ou flutuar à medida que envelhecemos, o que pode causar uma variedade de sintomas e problemas de saúde. Um exemplo é a queda nos níveis de estradiol na menopausa e causa sintomas como afrontamentos, secura vaginal e ganho de peso.

As hormonas desempenham um papel vital em quase todos os aspectos do funcionamento do corpo. Elas são responsáveis ​​por regular o metabolismo, o crescimento celular, o humor, a função reprodutiva e muito mais. Quando estas hormonas estão desequilibradas, pode ocorrer uma série de problemas, desde ganho de peso até perda muscular, insónia, depressão e aumento do risco de doenças crónicas.

A modulação hormonal utiliza hormonas bio-idênticas para restaurar os níveis hormonais aos níveis fisiológicos ideais de cada indivíduo. As hormonas bio-idênticos são quimicamente idênticos ás hormonas que o corpo produz naturalmente, o que significa que são metabolizados de forma mais eficiente pelo corpo. Isso maximiza os benefícios da terapia.

A modulação hormonal pode ajudar a prevenir condições como osteoporose, doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer e câncer.

 

FITO-HORMONAS

Fito-hormonas são hormonas provenientes das plantas. “Algumas configurações das moléculas de hormonas são muito parecidas com as substâncias extraídas de plantas, sendo a mais conhecida, a soja.

O consumo de soja na alimentação é saudável como aporte proteico desde que não seja transgénica (geneticamente modificada), e não deve ser consumida por meninos (homens) que pode desequilibra-los da sua biologia (macho); Porém, não deve ser usada como substituto do estrogênio, hormona responsável pela reposição hormonal em mulheres menopausadas.

Fito-hormonas não servem para reposição hormonal, as plantas têm que ser produzidas para uso transdérmico para assim poder restaurar os níveis hormonais aos níveis fisiológicos ideais de cada indivíduo.

HORMONAS BIOIDÊNTICAS

As hormonas bio-idênticas, são produzidas naturalmente com materiais à base de plantas.

Plantas como inhame e soja têm hormonas com a mesma estrutura e composição química dos hormônios naturais do seu corpo.

Essas hormonas bio-idênticas, são processadas ​​numa dosagem adequada, dependendo da necessidade, idade ou patologias. O corpo aceita e metaboliza essas hormonas como se os produzisse naturalmente.

Existem muitas hormonas bio-idênticas e nem todas são adequadas, como por exemplo: estrogênio (estriol e estradiol), progesterona, testosterona, etc.

Não se usa hormonas via oral, por exemplo, estradiol via oral pode dar várias consequências desagradáveis como: obesidade, hipertensão, trombose, etc. Estradiol oral, engorda é hipogênico.

A inserção de hormonas se dá pela pele. Diferentemente da reposição hormonal oral, a abordagem faz com que a substância não precise passar pelo sistema digestivo e hepático do paciente, evitando que dosagens da hormona "se perca" pelo caminho. Uma vez atingidas as camadas subcutâneas, altamente vascularizadas, a absorção pelo organismo é completa evitando consequências.

© 2013 by The YOGA & AYURVEDA. Proudly created by Yogi Lima Ji

  • facebook-square
bottom of page